Vergílio Folhadela foi líder de diversas empresas industriais e de serviços, bem como de novos projetos, de múltiplos setores, enquanto administrador executivo de um importante grupo multinacional português com o qual mantém ligação como consultor e membro do conselho de administração da holding de topo que o detém (Grupo RAR).
Desempenhou funções cívicas como Presidente da Associação Comercial do Porto - Câmara de Comércio e Indústria do Porto, Vice-Presidente da CIP - Confederação da Indústria Portuguesa, Presidente da ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação, Conselheiro da Câmara de Comércio Luso-Britânica, Vice-Presidente da Fundação de Serralves e Presidente da ADDICT - Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.
É embaixador em Portugal da ONG “The Natural Step” e do Prémio “Ecotrophelia Europe”.
Foi docente convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Presidente do Conselho de Administração da AESBUC – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.
Cumpriu serviço militar na Armada como comandante do N.R.P. “Aldebaran”, na Guiné.
É licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto e frequentou múltiplas ações de formação, nomeadamente da AmCham Stanford University e da London Business School.