João Rodrigues Pena, 60 anos, é licenciado em Engenharia Civil pelo IST, obteve o grau de MBA pela Universidade Nova de Lisboa (programa Wharton Business School) e possui pós-graduação pela Harvard Business School.

 

Carreira

João Rodrigues Pena | ARBORIS

Tem uma extensa carreira em Consultoria de Alta Direção como Senior Partner em prestigiadas consultoras internacionais, tendo liderado em particular os escritórios de Espanha e Portugal da Kearney num forte processo de crescimento. Especializou-se em programas de desenvolvimento estratégico, organizacional e de governance de elevado grau de exigência para grandes e médias empresas e instituições governamentais, com forte destaque para grupos empresariais de raiz familiar em Portugal, Espanha e Brasil.

Possui uma estreita relação pessoal e profissional com Acionistas de referência da larga maioria dos 50 maiores grupos portugueses de raiz familiar, além de um vasto leque de relações pessoais com destacadas personalidades nacionais nas áreas de gestão empresarial, auditoria, banca comercial e de investimento, advocacia, comunicação empresarial, Private Equity e comunicação social. A convivência profissional com empresas de raiz familiar têm constituído o ponto forte da sua carreira de tal forma que atualmente se dedica praticamente em exclusividade ao seu papel como Fundador e Managing Partner da ARBORIS, a posições de Administração não executiva e à assessoria particular a Presidentes de grupos familiares nacionais.

Experiência

A sua experiência abrange um largo leque de setores de atividade, com destaque para  Bens de Consumo e Retalho, Agricultura e Agroindústria, Construção, Transportes e Infraestruturas, Distribuição Automóvel, Mobilidade Elétrica, Turismo e Imobiliário. A sua carreira possui uma forte exposição internacional, tendo trabalhado e desenvolvido relações em vários países europeus, africanos e sul-americanos.